quinta-feira, 12 de março de 2009

Watchmen - Dir. Zack Snyder – Com: Billy Crudup, Malin Akerman, Jackie Earle Haley, Matthew Goode, Jeffery Dean Morgan- 2009


Dirigir um filme baseado em uma história em quadrinhos como Watchmen, pode ser muito complicado. Esse tipo de HQ tem seguidores fieis, daqueles que lêem várias vezes, criam discussões, formam grupos, e colocam o HQ em um status de obra-de-arte. Agradar essas pessoas normalmente é uma tarefa difícil. Mas não impossível.

Desde a primeira sequência do filme, onde vários eventos são da história são retratados sob obscura realidade do universo de Wachtmen, onde os heróis são susceptíveis a erros e a corrupção, e alguns deles se submetem a valores políticos de honra questionável, percebemos a fidelidade do diretor em relação à história original. Zack Snyder já teve uma bem-sucedida experiência com adaptações dos quadrinhos no violento 300 , e repetiu a dose com o Watchmen. Assim como nos quadrinhos, a história, que se passa na década de 80, é carregada de questões ideológicas, desde a guerra fria até a dependência do mundo em relação ao petróleo, mas todas abordadas de uma forma diferente, com a presença dos heróis, uns mascarados, outros não, mas todos com emoções e reações humanas, dúvidas, medos e fraquezas. Nesse universo meio real meio fictício, onde o presidente Nixon é reeleito 3 vezes, a trama segue, com violência e ação, mesclando as questões pessoais do heróis com situação complicada do mundo, à beira de uma guerra nuclear com a URSS. A narrativa, cheia de flashbacks dos personagens, conduz a trama sob um olhar meio noir, de forma tensa e pesada, que nos carrega quase sem perceber pelas quase 3 horas de filme para um final completamente inesperado. Wachtmen poderia ser um fracasso… mas é fantástico.

2 comentários:

  1. Salve velho camarada Kanin,
    O final só não é inesperado porque a maioria leu o HQ...

    Mas realmente o filme superou as expectativas!!

    abraços
    Dex - louco o suficiente para ver Lobisomens pelas ruas

    ResponderExcluir
  2. Pois é seu Dex. Mas mesmo para quem leu o HQ, o final, apesar de conhecido, ainda é bem legal!

    ResponderExcluir