quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Intrigas de Estado (State of Play) - Dir. Kevin MacDonald – Russel Crowe, Ben Affleck, Rachel McAdams, Helen Mirren, Robin Wright – 2009


O jornalista Cal McAffrey (Crowe) tenta ajudar o antigo colega de faculdade, , o Deputado Stephen Collins (Affleck), a se livrar de um escândalo graças ao aparente suicídio de sua assistente, com quem Collins tinha um caso. Mas ao investigar o caso, McAffrey descobre uma grande conspiração envolvendo o governo americano.

Mais uma vez um filme de Hollywood aborda negativamente a questão da terceirização da guerra por parte do governo americano, evidenciando um medo por parte dos americanos de se tornarem reféns de empresas que eles mesmos construíram. Além disso, esse tipo de abordagem evidencia a questão comercial que envolve as intervenções militares pelo mundo, deixando um pouco de lado a ideologia "pura" do governo americano de ajuda aos necessitados. Assim, sobre esse pano de fundo se desenrola a trama política de Intrigas de Estado. O filme conta com uma boa história, que só se revela totalmente nos minutos finais, prendendo a atenção do espectador durante todo o longa. Outro ponto positivo é a presença da vencedora do Oscar de 2006, Helen Mirren, que no longa vive a editora chefe do jornal onde Cal McAffrey trabalha. O filme conta com alguma ação e um ou dois tiros, mas é a trama bem construída e bem dirigida, assinada por Kevin MacDonald , de O Último Rei da Escócia, além da sempre competente atuação de Russel Crowe, que fazem o longa valer a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário