sábado, 14 de agosto de 2010

Os Homens que Encaravam Cabras (The Men Who Stare at Goats) - Dir. Grant Heslov – George Clooney, Ewan McGregor, Jeff Bridges, Kevin Spacey – 2009

Após a esposa trocá-lo pelo chefe, o repórter Bob Wilton (McGregor) resolve ir ao Iraque em busca de uma matéria que lhe trouxesse orgulho e prestígio como jornalista. Lá ele conhece Lyn Cassady (Clooney), que diz ser ex-membro de uma unidade do exército chamada Soldados da Nova Terra, especializada em atividades paranormais.

Os Homens Que Encaravam Cabras, história baseada no livro homônimo de Jon Ronson, é uma comédia sobre uma unidade dentro do exército americano formada durante a guerra do Vietnã, que sob o comando de Bill Django (Bridges), um soldado que após retornar do campo de batalha abraça valores e costumes Hippies totalmente contrários às idéias do exército, passa a desenvolver treinamentos paranormais tendo a paz e a não violência como princípios. Esse é o primeiro grande filme de Grant Heslov como diretor, e logo na estréia ele já conta com elenco onde três dos quatro principais atores têm um Oscar (ou dois) na estante, e no longa essa experiência é clara na excelente atuação de Clooney, Bridges, Spacey e McGregor (único sem um Oscar até o momento). O filme é conduzido de uma forma ambígua, deixando sempre o repórter, vivido por McGregor, na dúvida se a história contada pelo personagem de Clooney sobre os Jedis (como os soldados da Nova Terra se auto-denominavam) era verídica ou apenas um delírio de um desses americanos meio loucos que as vezes vemos por aí. Ao terminar o filme ficamos com a clara impressão de que esse foi um trabalho que os atores e o diretor se divertiram fazendo, e o resultado disso é uma excelente sátira do militarismo americano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário