sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Os Mercenários (The Expendables) - Dir. Sylvester Stallone – Sylvester Stallone, Jason Statham, Jet Li, Dolph Lundgren, Gisele Itié – 2010

Um grupo de mercenários é contratado para derrubar um ditador um que governa uma ilha na América do Sul, e ao visitar a ilha, o líder do grupo, Barney Ross (Stallone) conhece Sandra (Itié) e apesar de considerar o trabalho muito arriscado, decide retornar a ilha para resgatá-la.

Os Mercenários pode ser analisado de duas formas, a primeira a partir do espectador que vai ao cinema para ver o elenco recheado de atores de ação dos anos 80, 90 e atuais batendo uns nos outros e explodindo tudo, atirando com armas que explodem paredes, sem se preocupar muito com fatores como história, narrativa, bom senso, etc. Dentro dessa premissa, o espectador vai se divertir com as cenas de ação, algumas tiradas de humor relativamente boas, um certo conflito ideológico mostrando a redenção do soldado perdido através da boa ação (remunerada, mas enfim...) e uma cena, essa sim memorável, de um diálogo entre Bruce Willis, Stallone e Arnold Schwarzenegger, três dos maiores ícones de ação da história de Hollywood. Agora, se Os Mercenários for visto como um filme sério, ele se torna um péssimo filme sério, com uma história sem pé nem cabeça, personagens sem sentido, infindáveis clichês, algumas atuações ridículas e cenas de ação tão inverossímeis que beiram o cômico. Vale ressaltar que apesar de ter sido filmado em parte no Brasil, não há nenhuma referência ao País, inclusive, na ilha onde se passa a trama, os personagens falam espanhol.

Um comentário:

  1. Boa! Expectativa é a chave. Vou ver com o mesmo espírito que vi "Mandando Bala". Aposto que vou me divertir.

    ResponderExcluir