quinta-feira, 12 de agosto de 2010

A Origem (Inception) - Dir. Christopher Nolan – Leonardo DiCaprio, Joseph Gordon-Levitt, Ellen Page, Ken Watanabe, Marion Cotillard – 2010


Dom Cobb (DiCaprio) é um especialista em invadir os sonhos das pessoas e roubar segredos. Ao receber uma proposta para uma missão até então considerada impossível, que consiste em ao invés de roubar, plantar uma ideia em um sonho, ele decide se arriscar a ir mais fundo do que jamais foi na mente de alguém, e acaba sendo obrigado a enfrentar seus próprios fantasmas.

“A Origem” é um projeto antigo de Nolan, mas só após o estrondoso sucesso de seus dois últimos filmes, os excelentes “Batman Begins” e “Batman, The Dark Knight”, ele conseguiu o prestígio necessário para uma empreitada tão arriscada. Arriscada por ser um filme onde a história alterna entre o ambiente dos sonhos e a realidade, e por isso, possibilita um gama quase infinita de possibilidades estéticas e narrativas. Esse mundo de opções pode levar o diretor a se perder em efeitos especiais e conceitos subjetivos e acabar com um filme de ficção sem muita personalidade. Mas acontece exatamente o oposto. Nolan constrói uma excelente trama, que intercala a ação e o enredo de espionagem com o drama pessoal de Cobb, vivido por DiCaprio, que sofre com a repetida aparição da falecida esposa (Cotillard) em suas missões no mundo onírico, obrigando-o enfrentar os fantasmas de seu subconsciente.

A liberdade de criação proporcionada por um mundo de sonhos aliada a experiência de Nolan em conflitos psicológicos, já que além dos dois Batman ele também assina a direção de “Amnésia”, (2000), gera uma trama envolvente e bem construída, com efeitos impressionantes não só pela perfeição técnica, mas pelo conceito em . Um elenco competente aliado a uma trama bem conduzida fazem de “A Origem” um filme imperdível.

2 comentários:

  1. Dino ....mto bom mesmo!!! Adorei a "analise" do filme a sua interpretação
    os comentários e a linda construção das frases. Congrats. Claudio Meyer

    ResponderExcluir
  2. Dino Beto, adorei seu comentário e o filme muito bom mesmo...vou divulgar seu blog abraço.
    Tadeu Prof.

    ResponderExcluir